Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Excelsior leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Apresenta como objetivo desenvolver um trabalho pedagógico que garanta a educação e a qualidade de vida do aluno, considerando seus aspectos sócio-afetivos, cognitivos, psicomotores e biológicos.

A proposta está apoiada em pressupostos sociointeracionistas, concepção que entende o aprendizado como o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir do seu contato com a realidade. O processo ensino-aprendizado compreende o indivíduo que ensina, o indivíduo que aprende e a relação entre estas pessoas.

A escola mantém parceria com o Sistema de Ensino Anglo, que serve de apoio para o desenvolvimento dos projetos educacionais. Este material foi construído com a finalidade de fazer os alunos avançarem na sua compreensão de mundo, com base em seu desenvolvimento já consolidado, tendo como meta etapas superiores ainda não alcançadas.

O planejamento ocorre semanalmente, sendo acompanhado e orientado pela coordenação pedagógica.

O material didático caracteriza-se com um conjunto de práticas pedagógicas que visam a garantir experiências diversas às crianças em campos mais amplos de aprendizagem.

O conteúdo apresenta-se rico em atividades lúdicas e interativas. Jogos e brincadeiras que estimulam a criança a pensar, cooperar, trocar e respeitar — valores indispensáveis à sua formação.

Também promove a autonomia, o gosto pelas descobertas e a valorização das experiências individuais e coletivas infantis.

Na educação infantil, as brincadeiras são um dos eixos que norteiam a formulação das proposições do material. É por meio delas que as crianças expressam sentimentos e valores, podem tomar decisões, repetir ações que lhes dão prazer, usar diferentes linguagens, explorar o corpo e os sentidos, manipular objetos, vivenciar situações imaginárias, etc.

No ensino fundamental I, ao longo do segmento, os conteúdos serão abordados em espiral, ou seja, conceitos e procedimentos essenciais serão constantemente retomados e ampliados, em níveis progressivamente mais complexos.

O Sistema de Ensino Anglo propõe atividades diárias para casa (tarefas), principalmente no Ensino Fundamental, relacionadas ao que foi trabalhado em sala, isto é um dos diferenciais deste sistema de ensino e certamente um dos fatores essenciais para sua qualidade.

A realização das tarefas é uma etapa indispensável do processo de aprendizagem, pois exige que o aluno retome conceitos desenvolvidos em classe sob mediação do professor. Realizar a tarefa exige a revisão (e às vezes até a antecipação) de aspectos essenciais do conteúdo, o que estimula o aluno a utilizar o conhecimento sob novas variáveis e identificar rapidamente suas dúvidas, buscando auxílio para eliminá-las.

As tarefas diárias também trazem dois outros benefícios: Ensina o aluno a se organizar e gradativamente, ganhar autonomia de estudo; Institui o hábito de estudos diário, evitando o “estudar apenas para prova”, que muitas vezes leva à memorização temporária ao invés da aprendizagem propriamente dita.

No Ensino fundamental, as tarefas ocorrem diariamente, sendo responsabilidade da família participar, acompanhar e verificar com a criança a tarefa a ser realizada.

Se faz necessário o acompanhamento da família em casa, para que o aluno sinta-se seguro, responsável e entenda o quanto é importante a realização, organização e capricho em suas tarefas.

A educação tecnológica (Robótica) vem sendo desenvolvida em parceria com a Robomind, com o objetivo de desenvolver um pensar tecnológico, associado à organização e ao planejamento baseado nas crianças, oportunizando à criança se tornar um sujeito ativo no contexto em que vive. O Programa de Educação Tecnológica Robomind, está de acordo com o que preconiza a BNCC para etapa de ensino da Educação Básica e sua respectiva faixa etária, sendo desenvolvido no colégio a partir das turmas de Infantil 3.

Também firmou-se uma parceria com a Google Foreducation EdTech, promovendo a cultura digital, onde trazemos a tecnologia para sala de aula, proporcionado uma aprendizagem mais atraente, prazerosa, confortável e mais eficaz, na qual os alunos são inspirados a compartilhar novas experiências por meio de recursos disponibilizados no ambiente escolar. Pensamos na tecnologia como um instrumento pedagógico que aproxima ainda mais alunos e professores, pois a colaboração e o compartilhamento se tornam naturais.

O Colégio Excelsior é uma referência na cidade no que diz respeito à Educação Ambiental. Buscamos desenvolver a Educação Ambiental Formal de acordo com a Lei 9.795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental) que rege no seu Artigo 3º e parágrafo II que às instituições educativas, devem promover a Educação Ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. O projeto ambiental é desenvolvido durante o ano letivo, contemplando ações que envolvem todos os níveis de ensino. A culminância do Projeto Ambiental acontece durante a Feira de Ciências, evento anual, que envolve toda a comunidade escolar.

A proposta pedagógica do Colégio Excelsior preocupa-se também em transmitir valores humanos universais, como amizade, respeito e valorização. Para isso, é feito um trabalho de estímulo à reflexão. A proposta socioemocional está alinhada às Competências Gerais indicadas na Base Nacional Comum Curricular e visa promover o desenvolvimento dos alunos articulando-se na construção de conhecimentos, na progressão de habilidades e na formação de atitudes e valores - elementos essenciais do processo de ensino-aprendizagem..

Regimento Escolar

Fale com a gente